guia

Onde a natureza pulsa e a vida flui

Morro da Igreja

A natureza exuberante dá o tom e dita o ritmo em Urubici. Cercada por cachoeiras, cavernas, cânions, serras, florestas e araucárias até hoje intocadas, a região também é considerada um dos lugares mais ricos em sítios arqueológicos de Santa Catarina.

Aliás, o nome Vale Sagrado encontrou associação também com as inscrições rupestres encontradas, indicando uma história com registros que datam de mais de quatro mil anos, muito antes dos imigrantes italianos, alemães e letões.

O nome da cidade também tem uma origem curiosa. Há duas versões do tupi-guarani, a primeira teria como significado etimológico oficial “pássaro lustroso”, a segunda, mais poética, é traduzida como “terra mãe da água gelada”.

Seja qual for o significado, o nome faz jus às riquezas naturais. A fauna é repleta de espécies de aves – até hoje já foram catalogadas 122 espécies – entre elas a gralha-azul, a curica, o caxinguelê e o surucuá-de-barriga-vermelha. Na flora, vale um destaque para o Parque Nacional de São Joaquim, com 40.300 hectares que garantem a preservação da biodiversidade do bioma.

Urubici tem cartões-postais incríveis, como a Pedra Furada e o Morro da Igreja com 1.828 metros de altitude. As caminhadas pelos bosques de araucárias e as visitas às piscinas naturais do Rio Pelotas também são programas indispensáveis da região.

E a cidade surpreende ainda em outro aspecto: é considerada a capital nacional das hortaliças e muitos pratos da culinária regional utilizam produtos frescos das plantações. A alta gastronomia disponível, vale destacar, consegue atender aos paladares mais exigentes.

Descubra estes e todos os encantos deste refúgio natural inesquecível.