guia

Conheça as principais espécies da flora de Urubici

O Vale Sagrado abriga uma flora extremamente rica e exuberante. As araucárias, árvore-símbolo da região, formam imensas matas e se tornam o lar de diversas espécies vegetais e animais. Em cada trilha, da passiflora às dezenas de espécies de cogumelos, as maravilhas botânicas vão revelando a natureza em sua forma mais abundante.

Cogumelo Amanita Muscaria
Nome científico: Amanita Muscaria
Um dos principais símbolos do Vale Sagrado, a Amanita Muscaria é uma das espécies de cogumelos que podem ser observadas nesta região. A primeira identificação deste fungo no Brasil foi feita em 1982, pelo botânico Armando Cervi, responsável por escrever o nome e as características científicas para a língua portuguesa. Na ocasião, a introdução desse cogumelo no Brasil foi atribuída à importação de sementes de Pinus de regiões onde ele é nativo, Europa e América do Norte.
*Esta espécie é considerada tóxica e o seu consumo é altamente perigoso para a saúde

Passiflora urubicienses
Nome científico:  Passiflora Urubicienses Cervi
Caracterizada por plantas trepadeiras herbáceas, terrícolas andróginas e perenes, esta espécie foi descoberta em Urubici pelo biólogo Armando Carlos Cervi, em 2003. Endêmica do Brasil, a Passiflora Urubicienses Cervi ocorre nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e é restrita ao bioma Mata Atlântica.

Edelweiss de Urubic
Nome científico: Sinningia Nivalis Urubici
Espécie também conhecida como ‘rainha do abismo’, encontrada e descrita pelo botânico suíço Alain Chautems, em companhia do botânico PHD Armando Carlos Cervi, em Urubici- SC – Brasil, no ano de 1999.

Mata de Araucárias
Nome científico: Araucaria angustifolia
Formada pela predominância da árvore-símbolo da nossa região, a Araucaria angustifolia, a Mata de Araucárias é uma floresta ombrófila mista que faz parte do bioma Mata Atlântica e que abriga diversas espécies da fauna e flora. Ocorre sobretudo nos estados do Sul do país, onde o clima subtropical proporciona o seu desenvolvimento. A Mata de Araucárias passou, nas últimas décadas, por um intenso processo de devastação ambiental ocasionado principalmente pelo avanço das atividades econômicas exploratórias na região, o que a coloca em risco de extinção.

Veja mais

Conheça as principais espécies da fauna de Urubici

Na região do Vale Sagrado, uma verdadeira diversidade de aves, com a presença de mais de uma centena de espécies, se desenha no horizonte. Entre essas magníficas criaturas, destaque para a Águia-cinzenta e o Papagaio-charão, este último encontrando refúgio nas imponentes araucárias. AVES Águia-cinzenta Nome científico: Urubitinga coronata A águia-cinzenta é uma accipitriforme grande e […]